sábado, 30 de abril de 2011

Tipos de Flauta Doce

O nome dado à flauta doce está ligado à sensação produzida pelo seu som e não pelo som em si. Em suma, o som da flauta é doce, melodioso, traz pensamentos felizes.
Digo isso porque a flauta doce hoje é encontrada principalmente em três versões: soprano, alto/contralto, tenor e baixo. O som agudo que vem das flautas de R$1,99 provém de uma flauta doce soprano.
Existem outros tipos de flauta mas por hora, não vou me meter a explicar algo sobre elas. Na verdade só pretendo trabalhar as flautas soprano e alto/contralto.
Somente estas duas é suficiente para explicar algo que me atrapalhou um dia. As flautas possuem uma afinação, isto é, quando compramos uma flauta temos que estar ciente se ela está afinada em dó (soprano e tenor) ou em fá (contralto e baixo). As digitações das flautas são bem semelhantes entre si mas a afinação pode ser uma dor de cabeça inicial para quem toca mais de uma. A mesma nota que uma flauta toca pode ter uma correspondente totalmente diferente na outra. A mais popular é, obviamente a soprano.
Além de se preocupar com o tom e a afinação, temos que prestar atenção na digitação. A maneira que posicionamos os dedos na flauta é diferente de um modelo para o outro. As flautas podem apresentar o estilo barroco, utilizado por muito tempo e muitos o defendem como o estilo original; ou podem ser alemão. O estilo alemão é indicado para peças complexas já que a digitação foi mudada para ser mais didática. No fim, o som é o mesmo. A preocupação está em se comprar uma flauta de um estilo e depois tentar tocar outra. Confunde bastante, por isso escolha o que preferir, afinal em termos práticos é só um detalhe.

Fonte de pesquisa: http://flautadoce.wordpress.com/tipos-de-flauta-doce/

Nenhum comentário:

Postar um comentário